CONSIDERAÇÕES
Tais quais os games anteriores para o Nintendo DS comum, "Sonic Generations" brilha com uma aventura 2D de alta qualidade no 3DS. Contudo, parece que a produtora Dimps ainda não se acostumou bem com a nova plataforma: o efeito 3D é ruim e as fases carecem de variedade, com heróis de habilidades muito parecidas e chefes enfadonhos. Ainda assim, frente à escassez de bons cartuchos para o portátil, é uma das melhores pedidas neste fim de ano.
INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO
"Sonic Generations" chegou às máquinas de alta definição para comemorar os 20 anos do ouriço da Sega e acabou encolhendo também neste cartucho para Nintendo 3DS. Mais uma vez, a Sega deixa para a produtora Dimps a tarefa de criar uma experiência portátil estrelada pelo ouriço, resgatando o estilo 2D que tanto fez sucesso no Mega Drive.
Curiosamente, a perspectiva lateral é adotada tanto para o Sonic moderno quanto o clássico Sonic gordinho, resultando em poucas diferenças entre eles. Além disso, a aventura se completa com missões adicionais e material extra para habilitar, como músicas e artes promocionais.
Curiosamente, a perspectiva lateral é adotada tanto para o Sonic moderno quanto o clássico Sonic gordinho, resultando em poucas diferenças entre eles. Além disso, a aventura se completa com missões adicionais e material extra para habilitar, como músicas e artes promocionais.
PONTOS POSITIVOS
A versão para Nintendo 3DS não se limita a replicar a fórmula das versões maiores e brilha com recriações próprias de fases clássicas. Assim, encontramos aqui a Casino Night Zone (de "Sonic 2"), a Mushroom Hill Zone (de "Sonic 3") e a emblemática Emerald Coast (aquela fase com a baleia, de "Sonic Adventure").
Mesmo para quem já jogou de cabo a rabo as versões de PC, PS3 e X360, a edição de Nintendo 3DS chama a atenção por essas novidades.
Mesmo para quem já jogou de cabo a rabo as versões de PC, PS3 e X360, a edição de Nintendo 3DS chama a atenção por essas novidades.
Uma reclamação constante de quem jogou "Sonic Generations" é a falta de fases de bônus para coletar as famosas Esmeraldas do Caos. Para alegria da turma do portátil elas aparecem no 3DS, imitando o estilo de "Sonic 2" - um imenso tubo a percorrer com bolinhas para coletar.
As fases são fáceis, é verdade, mas ao menos fazem um trabalho melhor de homenagear o legado do ouriço, pontuado por estágios de bônus dos mais malucos, e ainda propicia uma boa variedade ao game.
Outra coisa que faltou nas versões maiores e aparece aqui: partidas multiplayer ao estilo corrida, como apareceu pela primeira vez em "Sonic 2", seja em rede local ou online.
As fases são fáceis, é verdade, mas ao menos fazem um trabalho melhor de homenagear o legado do ouriço, pontuado por estágios de bônus dos mais malucos, e ainda propicia uma boa variedade ao game.
Outra coisa que faltou nas versões maiores e aparece aqui: partidas multiplayer ao estilo corrida, como apareceu pela primeira vez em "Sonic 2", seja em rede local ou online.
PONTOS NEGATIVOS
- Efeito 3D ruim
- Chefes chatos
- Heróis muito parecidos
A leva mais recente de títulos para o 3DS apresenta um efeito 3D estereoscópico caprichado, que pouquíssimo incomoda a vista, mas este não é o caso de "Sonic Generations": o título se assemelha aos cartuchos de primeira geração do aparelho, embaralhando um pouco a vista na intensidade máxima.
Ao menos, ele acompanha bem o visual e ajuda a discernir os vários planos de elementos. Ou seja, com o efeito 3D ligado é mais fácil discernir o caminho a percorrer.
Ao menos, ele acompanha bem o visual e ajuda a discernir os vários planos de elementos. Ou seja, com o efeito 3D ligado é mais fácil discernir o caminho a percorrer.
Além de fases, "Sonic Generations" para 3DS apresenta alguns chefes únicos - mas isso não quer dizer que seja uma boa notícia. A maioria apresenta mecânicas chatas e nada empolgantes, obrigando a repetir por quatro ou mais vezes esquemas que em nada aproveitam a velocidade do Sonic. Há também disputas de velocidade contra figurinhas conhecidas - como o Metal Sonic - mas de maneira geral basta sentar o dedo no botão de turbo e tomar cuidado para não bater nos obstáculos para se dar bem. Desafio zero.
Nas versões maiores Sonic clássico e moderno são bem diferentes. Um tem fases tradicionais em 2D, outro tem estágios tridimensionais que mais parecem passeios de montanha-russa.
Aqui no 3DS a linha que os divide fica embaçada já que ambos possuem fases de progressão lateral. Para piorar, sabe-se lá por qual motivo o Sonic gordinho aprende a habilidade Homing Attack (aquele em que o herói mira automaticamente no inimigo mais próximo, investindo contra ele), um dos movimentos mais icônicos do Sonic moderno.
No final das contas, os dois ficam muito parecidos e não estranhe se, eventualmente, você tentar usar a habilidade de um quando estiver com o outro - e vice-versa.
Aqui no 3DS a linha que os divide fica embaçada já que ambos possuem fases de progressão lateral. Para piorar, sabe-se lá por qual motivo o Sonic gordinho aprende a habilidade Homing Attack (aquele em que o herói mira automaticamente no inimigo mais próximo, investindo contra ele), um dos movimentos mais icônicos do Sonic moderno.
No final das contas, os dois ficam muito parecidos e não estranhe se, eventualmente, você tentar usar a habilidade de um quando estiver com o outro - e vice-versa.
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