Análise: Kinect Star Wars

quinta-feira, 5 de abril de 2012

CONSIDERAÇÕES

"Kinect Star Wars" cumpre seu propósito de fazer mergulhar o jogador dentro do universo criado por George Lucas, ainda que com controles simplificados e imprecisos. Há uma variedade ampla de modalidades de jogo, entre a aventura principal e minigames de corrida, destruição e até de dança. No fim, é um produto mais voltado aos jogadores mais novos - e fãs inveterados de "Star Wars", desde que possam suportar a ideia de um "Dance Central" com personagens da franquia intergaláctica.

INTRODUÇÃO

Mais de um ano depois de lançado, o Kinect segue procurando universos interessantes para inserir os jogadores. Encarnar um cavaleiro Jedi e empunhar um sabre de luz é o sonho de boa parte dos fãs de "Star Wars" e é essa fantasia que "Kinect Star Wars" almeja tornar realidade.

PONTOS POSITIVOS

  • Experiência imersiva
  • Um dos principais apelos do Kinect, o de prover uma experiência física dentro dos games, é bem utilizado em "Kinect Star Wars". Não é nem de longe uma experiência perfeita, mas talvez o mais perto que um produto de entretenimento coloca o jogador dentro do universo criado por George Lucas. Brandir o sabre de luz com gestos das mãos cria a sensação de ser um cavaleiro Jedi.

    No modo principal, chamado Jedi Destiny: Dark Side Rising, o jogador tem a disposição várias ações, tudo feito através de gestos, como manda o figurino do Kinect. Além de usar o icônico sabre, é possível correr, pular, chutar e usar a Força de várias maneiras. Um deles é o Force Push, que é feito colocando a palma da mão esquerda (caso você seja destro) para cima e quase junto da cintura, para depois fazer um gesto de empurrar (esse poder desequilibra o oponente).

    Durante a aventura, o jogador também controla as Speedsters (aquelas motos voadoras de "O Retorno de Jedi") e naves espaciais com as mãos. Enfim, há uma boa variedade de ações dentro do game.
  • Variedade de modos
  • Além do Jedi Destiny: Dark Side Rising, há mais quatro modalidades que deixam o jogo cheio de opções. Não disponível desde o início, mas que guarda uma ligação estreita com a campanha principal, o "Duels of Fate" é uma espécie de "boss rush", em que se luta apenas contra os chefes de fase, incluindo aí o vilão-mor Darth Vader.

    Já o Podracing lembra muito um título lançado para Nintendo 64 em 1999, chamado "Star Wars: Episode I Racer". No entanto, em "Kinect Star Wars", os controles são feitos com gestos (cada mão controla força dos motores) e é quase uma corrida sobre trilhos. O máximo que o jogador faz é mudar de rota, mas sempre há um guia demarcado no chão em que o veículo baseia sua trajetória. Há pouco "jogo", mas como experiência de imersão, até vale a pena.

    Já Rancor Rampage faz alusão ao clássico "Rampage", e, como ele, consiste em controlar monstros e destruir prédios e esmagar quem estiver pelo caminho. Aqui, os movimentos corporais ficam menos sutis, e a empolgação pode se tornar maior que no modo de aventura.

    No entanto, o modo que pode ser considerado o mais bizarro, levando-se em conta o tema do game, é o Galactic Dance Off. Sem delongas, é um "Dance Central" intergaláctico, incluindo aí versões de canções famosas com letras que fazem alusão ao universo de "Star Wars" ("Hollaback Girl", de Gwen Stefani, virou "Hologram Girl", por exemplo). É só um minigame, mas não deixa a dever nada em qualidade para o jogo de dança da Harmonix (acontece apenas de a quantidade de músicas ser bem menor).

PONTOS NEGATIVOS

  • Pouca precisão nos controles
  • Esse é um problema geral dos jogos para Kinect, mas o reconhecimento de gestos não é perfeito e não são raras as vezes que "Kinect Star Wars" não entende as instruções do jogador. O pulo, o Force Push, o chute e as ações do sabre de luz são os comandos que o game entende bem, mas o mesmo não pode ser dito para a corrida e o uso da Força para mover objetos e inimigos. A demora para compreender os comandos também atrapalha o jogador nas fases de naves e dos Speedsters. No modo Rancor Rampage, a dificuldade é para fazer virar o monstro.
  • Pouca profundidade de jogo
  • Com tantos problemas nos controles, fica impossível ter qualquer desafio sem irritar o jogador. Querendo ou não, "Kinect Star Wars" é uma experiência casual, com um grau mínimo de dificuldade. No modo principal, não é preciso fazer nada mais que pular e ficar sacudindo o braço para acabar com os inimigos. As fases de velocidade também são praticamente automáticas. Uma das poucas cenas que demandam alguma estratégia é quando se enfrenta os chefes, em que é necessário se defender primeira para depois partir para a ofensiva.
  • Ritmo ruim
  • No modo de aventura, "Kinect Star Wars" é geralmente muito entrecortado, alternando rapidamente sessões de jogo propriamente dito com cenas não interativas. Se não estiver em processo de carregamento de dados, é até possível cortar essas cenas, mas demanda alguns segundos para isso (é preciso fazer o gesto de avançar típico do Kinect por algum tempo, isso se o processo não for interrompido por falha do aparelho em reconhecer o comando).
    Kinect Star Wars

    Game recria momentos da trilogia clássica da saga espacial - e outros mais - usando o sensor de movimentos do Xbox 360 para realizar golpes.

    1. Desenvolvedora: Terminal Reality
    2. Lançamento: 04/2012
    3. Distribuidora: Microsoft Game Studios
    4. Suporte: 1-2 jogadores, Kinect
    5. Gênero: Ação
    6Razoável

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright ©2012 Gamers Todos os Direitos reservados | Designed by Baixar Templates Novos | Suported by YesRank